quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

ESQUEMA DE DESENHO DE PERSONAGEM

Gabriel Kolbe, do blog de quadrinhos e ilustrações SINTONIA ALCALINA, atingiu recentemente em sua página no FACEBOOK a marca de mais de 400 seguidores. Para comemorar ele lançou um PROMOÇÃO RELÂMPAGO (pouquíssimos dias!) em que concederia 1 pedido de ilustração do seu personagem favorito para cada um dos possíveis 3 ganhadores. Muitos não entenderiam o significado disso pra mim, mas, ganhando ou não, isso reviveu o antigo sonho chamado Victório Anthony, minha criação e personagem favorito, além de que me seria uma honra ganhar uma ilustração do Gabriel, a qual sou fã e admiro de coração todo seu trabalho e esforço para ser ilustrador e quadrinista de sucesso. Em todo caso, a apreensão me obrigou a escrever um esquema, única forma de explicar como o desenho poderia ser, uma vez que nunca houve referência real ao meu personagem. Inevitavelmente também imaginei dezenas de outras coisas que eu poderia fazer em parceria com ele ou outros profissionais, infelizmente, apenas sonhos que talvez só vejam a luz do dia caso eu ganho um vultuoso prêmio na loteria. Esta ainda pode ser a última postagem deste blog por tempo indeterminado, mesmo assim, antes que eu me arrependa disso, ofereço a quem quiser tentar, o meu esquema escrito.

Sorteio da promoção: 10/02/2014

 PROMOÇÃO CURTIDA ALCALINA



ESQUEMA DE DESENHO: Victório Anthony

Tipo: Da cintura para cima.

Fundo: Preto (apesar do modelo da promoção não possuir cenário, um fundo preto cairia muito bem).

Posição: De frente, com as mãos, uma por cima da outra, sobre a esfera dourada da empunhadura de sua espada dourada desembanhada. Se o desenho fosse completo, a posição seria em pé, de forma a demonstrar que a ponta da espada toca o chão.

Corpo: Homem adulto, caucasiano, estatura média, em forma – músculos levemente pronunciados, não aparentes devido à vestimenta.

Espada: Lâmina dourada, do mesmo tom que as máscara, de dois gumes, longa (não é possível ver a ponta), não muito grossa, guarda-mão em forma de asas abertas no mesmo tom da lâmina, ladeando um circulo (se vista lateralmente, seria um cilindro), empunhadura grande o suficiente para duas mãos fechadas com um entrelaçamento de finas tiras de couro marrom escuro, podendo ou não formar desenhos, terminada em um pomo em forma de esfera dourada (provavelmente coberto pelas manoplas no desenho). Modelo clássico europeu.

NOTA: Originalmente, eu nunca concebi um formato para espada imortal (assassina de imortais), símbolo da supremacia do senhor de Geonova; até encontrar como referência a adaga que o cavaleiro Saga de Gêmeos deveria usar para matar Atena ainda bebê, dada a ele pelo titã Cronos, segundo o Episódio G (Cavaleiros do Zodíaco). Adorei o formato do guarda-mão!







Vestimenta: Neste esquema Victório Anthony usa sua armadura de escamas que crescem diretamente de sua pele através da materialização de metais, cobrindo todo o corpo. As escamas têm o mesmo formato das escamas de peixe (se possível, com um pequena ponta, como nos arcos apontados (ogivas) ao invés de simplesmente redondo), de tom preto retinto (preto mesmo), sua direção começa ao redor do rosto e vão descendo rumo às extremidades do corpo. A composição negra pode não refletir diretamente a luz, misturando-se com o escuro. Detalhe do contorno deve ser fino, branco ou cinza, ainda a decidir. Parte das escamas mostra manchas vermelhas – pormenor dispensável se não compor harmoniosamente o desenho; esta característica é atribuída às escamas devida a uma pequena quantidade de sangue ficar acumulada nelas, em todo caso, esta característica estaria implícita somente na origem da escama, parte que ficaria coberta pelas outras.

Exemplos para a ponta das escamas:



Além disto, a armadura possui partes distintas que a compõe, destas estão aparentes no tipo do desenho: ombreiras, máscara, manoplas e coroa.

►Máscara: Metálica, dourada (amarelo puro, intenso), lisa, a parte que transpassa um pouco a parte superior da coroa é redonda; a parte inferior sobre o nariz é uma linha reta, pois nesta forma encobre somente a parte superior do rosto, deixando evidente a boca e o queixo, partes não cobertas pelas escamas. Há outros tipos de máscaras, sete no total, que podem ou não cobrir a região inferior do rosto, o formato escolhido para o desenho é o principal deles. Único detalhe aparente será descrito na parte dos olhos.

Neste exemplo vemos a forma como a máscara se posiciona sobre o nariz, apenas um leve traço.



►Ombreiras: Sólidas, peças inteiriças, negras, recobrem perfeitamente o ombro e não impedem possíveis movimentos. Sobem numa reta vertical e se curvam suavemente sobre o ombro.

►Manoplas: Segmentadas para cada parte da mão, negras, as pontas dos dedos terminam em garras levemente pronunciadas, porém afiadas. Quando fechadas, o dorso e as segmentações das manoplas eriçam pequenos espinhos curvos que podem ser usados para rasgar.

►Coroa: Uma simples faixa inteiriça de metal dourado cobrindo a testa e laterais, como detalhe há apenas as bordas arredondadas formando duas linhas finas acima e abaixo.

Detalhes do rosto:

►Boca: Um belo e largo sorriso apenas com caninos, mais largo que o normal, um pouco repuxado, evidenciando sintomas de insanidade animalesca. Lábios finos, um pouco mais escuros que o tom da pele, apenas como contorno.

Exemplo:



►Nariz: Totalmente encoberto pela máscara, pouco aparente.

►Olhos: A parte branca é tingida de vermelho sangue, íris negra, pupilas em formato de losango simétrico também em vermelho sangue. O contorno dos olhos, que se fundem a máscara por traços pretos, são formados por duas linhas – a primeira, vem de cima e se curva para formar a parte de baixo do olho; a segunda começa logo abaixo da anterior, faz uma curva entre os olhos e terminando logo depois do fim da primeira. A íris toca levemente estas linhas, sem distinção aparente. As sobrancelhas estão por baixo da máscara e não possuem relevo nela. É sempre bom lembrar: A distância ideal entre dois olhos é o tamanho de um terceiro olho.

Nota: É o máximo que eu consigo desenhar...




►Orelhas: podem ser representadas apenas como traços laterais, pois ficariam mais rentes ao corpo por causa das escamas.

►Cabelos: eriçados em camadas como os de Goku em modo super saiyajin, marrom avermelhado (mais vermelho do que marrom), apontados para cima, com mais ou menos o tamanho de metade do rosto. Em estado normal o cabelo ficaria caído sobre o rosto, devido as transformação os fios são cobertos pelo mesmo metal que forma toda a armadura, tornando-os assim espinhos.

NOTA: Não tão grande quanto o dele...




►Queixo: angular, sem ser triangular ou quadradão, um meio termo. Neste caso Victório Anthony não possui barba.


......................................................................................................................................................

4 comentários:

  1. Puxa vida! Não tinha visto esse teu blog ainda! Estou lisonjeado pelas citações de minha pessoa :D
    cara, gostei bastante do teu personagem! Uma hora que surgir um tempinho vou ver se faço um rascunho dele seguindo tudo que tu escreveu sobre ele! é o mínimo que eu posso fazer como agradecimento por teu apoio todo esse tempo!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela consideração GK! :D
      Este é o meu blog, aquele em que realmente procurei expor minhas história e fanfics dos Senhores de Castelo. Eu o deixei de usar por causa de uma mudança drástica de cenário: me mudei de São Paulo, capital, onde nasci e cresci, para Pereiro, Ceará - cidade em que meus pais cresceram. Isso me afetou muito e mal conseguia escrever já nos meses anteriores a mudança que ocorreu em Julho do ano passado. Com a mudança deixei de lado este blog e tentei começar outro, o Sítio Dona Lô, que anda meio parado por causa da minha situação financeira que está ficando crítica...
      Deixando de falar de mim, em meio essa turbulência toda, entre Sintonia Alcalina e Ask.fm (sim, você é o culpado!) fico imaginando muitas coisas, entre desenhos e quadrinhos que eu gostaria de tirar do papel (eu não uso papel, mas dá pra entender, né?). Eu tento não pensar muito nisso, preciso me concentrar na minha realidade, mas acabei ficando com essa coisa na cabeça e precisei escrever o esquema (nem sei se está realmente bom, se é o suficiente).
      Não esperava que fosse ver este blog esquecido no tempo, por isso, novamente, OBRIGADO! ^^

      Excluir
    2. Bom, eu não tenho muito como imaginar pelo que tu esteja passando, mas posso te dar uma dica que sempre tentei seguir minha vida toda e sempre acabou dando resultado (mesmo quando parecia que não estava funcionando): Não desista do que tu gosta de fazer.

      Teve uma época em que eu estava muito frustado com minhas ilustrações e sentia que não estava melhorando em nada. Eu via todos amigos desenhando e ficando melhores e me sentia estagnado, por isso, decidi parar de desenhar. Foi uma período horrível. Sempre que estava entediado acabava desenhando meio que por reflexo e depois ficava irritado por continuar desenhando mal. Depois de um tempo eu notei que a única maneira de atingir meus objetivos era correndo atrás deles ao invés de ficar esperando que um dia eu simplesmente acordasse desenhando melhor do que antes. Foi depois dessa "crise" que eu decidi aprender a colorir no illustrator, comecei a colocar meus trabalhos na internet e acabei arranjando trabalhos como ilustrador freelancer e passei a ganhar dinheiro desenhando (o que sempre foi meu sonho desde criança).

      Ainda não li tudo que tem no teu blog, mas já li toda essa postagem da descrição do personagem e o prólogo do teu fanfic do Senhores de castelo e devo dizer que tu escreve muito bem. Sério mesmo. Eu queria que todo mundo que me pede comissão soubesse descrever um personagem como tu, ia tornar meu trabalho bem mais simples e divertido.

      Espero que todas as dificuldades que tu esteja passando não sejam o suficiente pra ofuscar esse teu talento, nem façam tu questionar teus sonhos. A vida é difícil as vezes, mas a gente sempre acaba dando um jeito :)

      Quem sabe um dia eu não acabe ilustrando a capa de um livro teu, né? Mas, pra isso, nenhum de nós dois pode desistir antes do tempo :D

      abraços!

      Excluir
    3. Pode deixar GK! :D
      Se tu não estiver desenhando no dia que eu precisar de uma capa pro meu livro, eu vou atrás de você aí no sul e te obrigar a fazer o desenho! XD
      Falando sério agora, eu realmente espero que seja só uma fase e que eu pelo menos consiga ganhar algum dinheiro - viver de nada não dá! <.>'
      Eu adoraria poder conciliar algo que eu goste e receber por isso (quem não quer, não é?), mas por enquanto estou mesmo longe de qualquer possibilidade - a mais próxima é ganhar na megasena... Infelizmente, estou falando sério... Não tenho nada em visto pros próximos anos enquanto estiver no interior do Ceará.
      Nem sempre tenho tempo pra fazer tudo o que eu quero ou a cabeça cheia me permite fazer. Mas não me importo muito com isso, do tipo 'vou deixar de escrever porque não tenho faculdade', eu realmente não me importo se existe um estilo mais profissional de escrever, se falta conteúdo no que eu escrevo.
      "Caramba! Quem disse que eu estou fazendo isso?" (falando comigo mesmo).
      Não sou perfeito, ninguém é, se uma hora todo mundo gosta de você e te considera importante, em outra não vão nem ligar pra você, ler uma única linha do que tu escreve e cumprir com o que prometeu anteriormente... (acontece muito, fazer o quê?)
      Eu escrevo por que na minha mente ficam passando filmes e história malucas (não chega a ser o país das maravilhas) e eu acabo bolando ideias pra usar aqui e ali - nem todas aproveitáveis, eu não anoto e, mesmo que anotasse, deixaria de fazer sentido caso eu não lembre do que se trata.
      "Oh god why?"
      De fato, devo ser bem egoísta nesse sentido, costumo me pegar imaginando como a história seria se o Victorio (eu) estivesse ali, naquela cena de outros autores...
      "Peraí?! Você disse que é o mais forte do universo?" o.Ó,
      Entendo perfeitamente a frustração de 'não fazer direito', não consigo digerir críticas com facilidade, sempre acabo ficando mais perdido do que quando estou manobrando o carro e o meu pai não consegue dizer pra que lado devo girar a p*rr@ do volante! (desculpe a palavra forte, momento estresse puro, odeio dirigir e ele não consegue dizer uma única vez direita ou esquerda - minha cabeça fica bugada, pô!).
      Uma vez ou outra me surgiram oportunidades de fazer parcerias com alguns amigos pra escrevermos juntos, recusei todas, também não lido bem com o que não é meu e o que eu não posso controlar por completo.
      *olhando o que andei escrevendo neste* Não tem jeito, sou dramático! :B
      Obrigado pela compreensão, Gabriel, e por compartilhar suas experiências. Que danem-se os outros! Eu quero ser eu mesmo! Nem que seja através de um alterego que leva todo o crédito no meu lugar! XD
      Em contrapartida, posso não ser perfeccionista, mas sou detalhista, gosto de coisas bem feitas (como teus trabalhos não tão tosco quanto você imagina), sejam em seu sentido explicito ou implícito - em um primeiro momento a leitura do livro original das Crônicas dos Senhores de Castelo: Livro 1 - O Poder Verdadeiro, me pareceu simples, nada demais. Posteriormente eu escreveria uma única história, uma simples fanfic com um personagem que caçava Senhores de Castelo (vide Caçadores Sombrios) - hahaha, sou muito malvado! XD
      Em uma conversa pelo facebook, um dos autores, o G. Brasman, comentou que tinha gostado da história... Nunca me senti daquele jeito, fiz outra história! Com mais caçadores! E agora a fanfic é uma trilogia... XB
      Sou um Senhor de Castelo com orgulho! o/
      Aprendi muito enquanto escrevia as fanfics, me aperfeiçoando ao praticar com ela. Hoje eu não escrevo tanto, novamente a 'crise' se faz presente, mas continuo imaginando as continuações das histórias por puro prazer - ou sadismo, como preferir, adoro colocar os personagens em situações difíceis. XB
      Como pode ver pelo tamanho deste comentário, não perco a mania de escrever! XD
      OBRIGADO mais uma vez GK! ^-^
      Enquanto eu puder (antes que eu fique sem internet) farei o que eu puder pra compartilhar teus trabalhos do Sintonia Alcalina - mande lembranças ao EGO, eu não esqueci dele! XD
      Até a próxima! \o/

      Excluir