quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

ESQUEMA DE DESENHO DE PERSONAGEM

Gabriel Kolbe, do blog de quadrinhos e ilustrações SINTONIA ALCALINA, atingiu recentemente em sua página no FACEBOOK a marca de mais de 400 seguidores. Para comemorar ele lançou um PROMOÇÃO RELÂMPAGO (pouquíssimos dias!) em que concederia 1 pedido de ilustração do seu personagem favorito para cada um dos possíveis 3 ganhadores. Muitos não entenderiam o significado disso pra mim, mas, ganhando ou não, isso reviveu o antigo sonho chamado Victório Anthony, minha criação e personagem favorito, além de que me seria uma honra ganhar uma ilustração do Gabriel, a qual sou fã e admiro de coração todo seu trabalho e esforço para ser ilustrador e quadrinista de sucesso. Em todo caso, a apreensão me obrigou a escrever um esquema, única forma de explicar como o desenho poderia ser, uma vez que nunca houve referência real ao meu personagem. Inevitavelmente também imaginei dezenas de outras coisas que eu poderia fazer em parceria com ele ou outros profissionais, infelizmente, apenas sonhos que talvez só vejam a luz do dia caso eu ganho um vultuoso prêmio na loteria. Esta ainda pode ser a última postagem deste blog por tempo indeterminado, mesmo assim, antes que eu me arrependa disso, ofereço a quem quiser tentar, o meu esquema escrito.

Sorteio da promoção: 10/02/2014

 PROMOÇÃO CURTIDA ALCALINA



ESQUEMA DE DESENHO: Victório Anthony

Tipo: Da cintura para cima.

Fundo: Preto (apesar do modelo da promoção não possuir cenário, um fundo preto cairia muito bem).

Posição: De frente, com as mãos, uma por cima da outra, sobre a esfera dourada da empunhadura de sua espada dourada desembanhada. Se o desenho fosse completo, a posição seria em pé, de forma a demonstrar que a ponta da espada toca o chão.

Corpo: Homem adulto, caucasiano, estatura média, em forma – músculos levemente pronunciados, não aparentes devido à vestimenta.

Espada: Lâmina dourada, do mesmo tom que as máscara, de dois gumes, longa (não é possível ver a ponta), não muito grossa, guarda-mão em forma de asas abertas no mesmo tom da lâmina, ladeando um circulo (se vista lateralmente, seria um cilindro), empunhadura grande o suficiente para duas mãos fechadas com um entrelaçamento de finas tiras de couro marrom escuro, podendo ou não formar desenhos, terminada em um pomo em forma de esfera dourada (provavelmente coberto pelas manoplas no desenho). Modelo clássico europeu.

NOTA: Originalmente, eu nunca concebi um formato para espada imortal (assassina de imortais), símbolo da supremacia do senhor de Geonova; até encontrar como referência a adaga que o cavaleiro Saga de Gêmeos deveria usar para matar Atena ainda bebê, dada a ele pelo titã Cronos, segundo o Episódio G (Cavaleiros do Zodíaco). Adorei o formato do guarda-mão!







Vestimenta: Neste esquema Victório Anthony usa sua armadura de escamas que crescem diretamente de sua pele através da materialização de metais, cobrindo todo o corpo. As escamas têm o mesmo formato das escamas de peixe (se possível, com um pequena ponta, como nos arcos apontados (ogivas) ao invés de simplesmente redondo), de tom preto retinto (preto mesmo), sua direção começa ao redor do rosto e vão descendo rumo às extremidades do corpo. A composição negra pode não refletir diretamente a luz, misturando-se com o escuro. Detalhe do contorno deve ser fino, branco ou cinza, ainda a decidir. Parte das escamas mostra manchas vermelhas – pormenor dispensável se não compor harmoniosamente o desenho; esta característica é atribuída às escamas devida a uma pequena quantidade de sangue ficar acumulada nelas, em todo caso, esta característica estaria implícita somente na origem da escama, parte que ficaria coberta pelas outras.

Exemplos para a ponta das escamas:



Além disto, a armadura possui partes distintas que a compõe, destas estão aparentes no tipo do desenho: ombreiras, máscara, manoplas e coroa.

►Máscara: Metálica, dourada (amarelo puro, intenso), lisa, a parte que transpassa um pouco a parte superior da coroa é redonda; a parte inferior sobre o nariz é uma linha reta, pois nesta forma encobre somente a parte superior do rosto, deixando evidente a boca e o queixo, partes não cobertas pelas escamas. Há outros tipos de máscaras, sete no total, que podem ou não cobrir a região inferior do rosto, o formato escolhido para o desenho é o principal deles. Único detalhe aparente será descrito na parte dos olhos.

Neste exemplo vemos a forma como a máscara se posiciona sobre o nariz, apenas um leve traço.



►Ombreiras: Sólidas, peças inteiriças, negras, recobrem perfeitamente o ombro e não impedem possíveis movimentos. Sobem numa reta vertical e se curvam suavemente sobre o ombro.

►Manoplas: Segmentadas para cada parte da mão, negras, as pontas dos dedos terminam em garras levemente pronunciadas, porém afiadas. Quando fechadas, o dorso e as segmentações das manoplas eriçam pequenos espinhos curvos que podem ser usados para rasgar.

►Coroa: Uma simples faixa inteiriça de metal dourado cobrindo a testa e laterais, como detalhe há apenas as bordas arredondadas formando duas linhas finas acima e abaixo.

Detalhes do rosto:

►Boca: Um belo e largo sorriso apenas com caninos, mais largo que o normal, um pouco repuxado, evidenciando sintomas de insanidade animalesca. Lábios finos, um pouco mais escuros que o tom da pele, apenas como contorno.

Exemplo:



►Nariz: Totalmente encoberto pela máscara, pouco aparente.

►Olhos: A parte branca é tingida de vermelho sangue, íris negra, pupilas em formato de losango simétrico também em vermelho sangue. O contorno dos olhos, que se fundem a máscara por traços pretos, são formados por duas linhas – a primeira, vem de cima e se curva para formar a parte de baixo do olho; a segunda começa logo abaixo da anterior, faz uma curva entre os olhos e terminando logo depois do fim da primeira. A íris toca levemente estas linhas, sem distinção aparente. As sobrancelhas estão por baixo da máscara e não possuem relevo nela. É sempre bom lembrar: A distância ideal entre dois olhos é o tamanho de um terceiro olho.

Nota: É o máximo que eu consigo desenhar...




►Orelhas: podem ser representadas apenas como traços laterais, pois ficariam mais rentes ao corpo por causa das escamas.

►Cabelos: eriçados em camadas como os de Goku em modo super saiyajin, marrom avermelhado (mais vermelho do que marrom), apontados para cima, com mais ou menos o tamanho de metade do rosto. Em estado normal o cabelo ficaria caído sobre o rosto, devido as transformação os fios são cobertos pelo mesmo metal que forma toda a armadura, tornando-os assim espinhos.

NOTA: Não tão grande quanto o dele...




►Queixo: angular, sem ser triangular ou quadradão, um meio termo. Neste caso Victório Anthony não possui barba.


......................................................................................................................................................